Petróleo fica cada vez mais caro, por quê?

A princípio, a matemática do petróleo no Brasil pode parecer maluca. O professor da Universidade Federal do RJ, Alberto Coimbra, explica que o País exporta hoje cerca de 600 mil barris ao preço de US$ 80 cada, sendo que importa 300 mil barris por US$ 130 o barril. Segundo Coimbra, o Brasil paga mais caro na importação por se tratar de um tipo mais fino de petróleo, que abastece o mercado interno com diesel.

“É verdade que tensões geopolíticas no Oriente Médio, na Nigéria e na Venezuela têm contribuído para o aumento (do preço do petróleo), mas a Opep, ainda que possa se beneficiar de sua influência sobre os valores, não controla tais eventos e tensões”, diz Szklo, que assina o primeiro artigo “Diálogo socrático sobre a tendência do preço do petróleo” do livro organizado por Coimbra, Textos de Discussão em Geopolítica e Gestão Ambiental de Petróleo.

O professor reuniu 24 artigos publicados no Brasil e no exterior e construiu o livro, que destina-se a estudantes de economia, engenharia, planejamento energético, planejamento ambiental e demais interessados no assunto. Leia mais

Nenhum comentário:

Outros posts