Ladrão com “dom” para furtar diz que já levou seis carros em um único dia

“O furto é cara de pau. A pessoa não pode vacilar. Levo dez segundos para entrar no carro e ninguém percebe. Tenho dom”. A declaração é de um ladrão carioca especialista em roubo de carros. Seu nome não foi revelado, mas suas peripécias como especialista no assunto são contadas com propriedade e pitadas de ironia.

O ladrão profissional ridiculariza alarmes e travas. Para ele nada disso funciona. Revela que para descobrir o funcionamento dos meios de proteções ele alugava carros em concessionários para estudá-los. “No Rio só existe uns dez profissionais no furto. São pessoas comuns, que vivem disso. Hoje sou mais uma lenda, mas já furtei seis carros por dia”.

O especialista em roubo de carros disse que prefere roubar pela manhã, que é quando as pessoas estão mais descuidadas. “Nunca desmontei carro. Odeio sujar a mão. Sempre trabalhei sozinho, por encomenda”, disse.

De acordo com o assaltante, algumas encomendas eram feitas pelas próprias concessionárias que vendiam os veículos. Mas ele não confessa em detalhes com medo de represálias. “Eu tinha encomenda para o resto da vida. Mas se disser quem é me complico. É melhor ser um preso vivo, que um morto em liberdade”.

O exímio ladrão ainda ensina as pessoas que tiveram seus carros roubados a procurar pela vizinhança e pelas ruas menos movimentadas. Segundo ele, o envio de carro para o Paraguai é mito. “O mais comum é o carro ir para o interior, onde não há fiscalização. Boa parte dos carros é cortada por ferros velhos. Aqui no Rio são todos na Dutra. Mas hoje em dia 50% das comunicações são falsas. Quase tudo é golpe na seguradora”, diz o assaltante.

Segundo o ladrão, essas onda de roubos com arma de fogo é uma migração de bandidos do tráfico de drogas.

Quando perguntado se já teve o carro furtado respondeu: “Já tive carro roubado. Nem procurei. Roubei outro e fiz um duble na hora”, ironizou.



MEDIDAS PREVENTIVAS

O delegado titular da Delegacia Anti-Sequestros Maurício Guimarães Soares dá algumas dicas de prevenção que podem ser usadas no dia a dia.

* Não anotar telefone residencial no verso de cheques, especialmente em postos de gasolina. No caso de assalto ao posto, as informaões pessoais podem ser usadas para ameaças, especialmente contra mulheres . Anote sempre o telefone comercial.
* Não exibir currículo no carro, como: adesivo de faculdade, do condomínio onde reside (adesivos como: Eu amo Ubatuba), da academia de ginastica, etc. Um extorsionário deduz desses sinais a vida de pessoa e os usa para fazer ameaças.
* Evitar compras por telefone ou Internet fornecendo o número do cartão de crédito, peça boleto bancário.
* O ladrão prefere pessoas desatentas, aproveita-se do elemento surpresa.
* O objetivo do ladrão é patrimonial e não pessoal, escolhe as vitimas pelo fator comportamental.
* Jamais reagir, só em filmes dá certo. O elemento surpresa é favorável ao bandido, que nunca está sozinho e não tem nada a perder.
* Manter distância segura do carro da frente, para poder sair numa só manobra, sem bater. Distância segura é poder enxergar pelo menos parte do pneu do carro da frente.
* O risco de morrer em roubo de farol é absurdamente maior do que num seqüestro. Nessa situaão mantenha as mãos no volante e tente comunicar-se, indicando claramente o que vai fazer:
Se for tirar o cinto - Vou tirar o cinto com esta mão, posso?
Se pedir a carteira - A carteira está no bolso de trás (ou dentro da bolsa), posso pegar?
* A noite, calcule tempo e velocidade para evitar parar num farol vermelho. Não há registro de assalto com carro em movimento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece que contra esses caras de pau não tem jeito mesmo. Agora acho que vou deixar é um pit bull dentro do carro, aí eu quero ver.

Outros posts