Estudo revela que o cerrado perdeu quase 40% de área nativa

Segundo levantamento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o cerrado (segundo maior bioma brasileiro) perdeu 38,8% de toda a área nativa.

São Paulo foi o estado que mais devastou. Piauí teve o menor índice de desmatamento. Segundo o coordenador do projeto Edson Eyji Sano, cerca de 85% do cerrado paulista ou foi devastado ou sofreu modificações do homem. “Originalmente, cerca de 33% do Estado de São Paulo era coberto pelo Cerrado. Hoje, apenas 15% da vegetação nativa permanece intacta” confirmou Sano.

No Piauí, de toda a área verde correspondente ao cerrado (37%), apenas 8% deste total foi consumido pela devastação humana. “Esse alto índice de áreas preservadas pode ser explicado principalmente pela dificuldade de acesso ao bioma naquele Estado”, disse Sano.

De acordo com o autor do estudo, a construção civil, a produção de milho, soja, algodão e a construção de rodovias são os grandes vilões do desmatamento no cerrado.

O estudo Mapeamento de remanescentes de cobertura vegetal natural do Cerrado, abrangeu uma área de 204 milhões de hectares e foi feito a partir de 114 fotos de satélites. O levantamento ainda está sendo finalizado e terminará em março, quando o Ministério do Meio Ambiente vai divulgar as conclusões finais do projeto.


Novidade

Antes, as resoluções das fotos de satélites registradas nesses tipos de estudo alcançavam apenas dimensões com mais de um quilômetro. Agora, a resolução das imagens chega um nível de detalhamento de 30 por 30 metros. Ou seja, qualquer coisa com essas dimensões vista do satélite será registrada.

Nenhum comentário:

Outros posts