Momento musical

Elis Regina cantando O que foi feito devera, música de Milton Nascimento e Fernando Brant, no show especial Grandes Nomes. A canção consta no álbum Vento de Maio, de 1983.

Tocam com Elis: Cesar Camargo Mariano (teclado / arranjos), Sérgio Henriques (teclado de apoio), Nonô Camargo (trompete), Cláudio Faria (trompete), Octavio Bangla (sax tenor), Don Chacal (percussão), Paulo Garfunkel (sax alto / flautas / clarineta), Chiquinho Brandão (flautas), Natan Marques (guitarra / violão), Kzam Gama (baixo e violão), Bocato (trombone), Picolé (bateria) e Lino Simão (sax tenor).

O Que Foi Feito Devera (De vera)

O que foi feito amigo
De tudo que a gente sonhou?
O que foi feito da vida?
O que foi do amor?

Quisera encontrar
Aquele verso menino que escrevi
Há tantos anos atrás

Falo assim sem saudade
Falo assim por saber
Se muito vale o já feito
Mais vale o que será

E o que foi feito é preciso conhecer
Para melhor prosseguir

Falo assim sem tristeza
Falo por acreditar
Que é cobrando o que fomos
Que nós iremos crescer

Outros outubros virão
Outras manhãs plenas de sol e de luz

Cerca de 80% dos assassinatos no Brasil acontecem em 10% dos municípios

Num total de 5.560 municípios espalhados por todo o Brasil, 556 regiões acumulam os piores índices de violência no País. De 81,9% dos homicídios ocasionados entre os jovens de 15 a 24 anos, as mortes concentram-se principalmente em apenas 10% das comarcas brasileiras. Esta é uma das conclusões apresentadas pelo relatório divulgado ontem (27), pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

“Ao contrário do que a mídia costuma reportar, que a violência está concentrada no Rio, São Paulo, DF, Pernambuco e Espírito Santo, há locais tão ou mais violentos que nessas cidades”, disse o sociólogo Julio Jacobo.

Entre o período de 1994 a 2004 foram assassinados no Brasil, segundo o estudo, 175.548 jovens. O número representa um aumento de 64,2% nos casos de mortes por homicídios. O número assusta quando relacionado a outros países. No Iraque, por exemplo, morrem aproximadamente 300 pessoas por mês. Os óbitos brasileiros alcançam a marca de quase 1,5 mil somente entre os jovens de 15 a 24 anos.

Isso quer dizer que, em 2004, para cada dez jovens brasileiros, quatro eram assassinados. Outro número surpreendente é que, 92,1% dos homicídios ocorreram entre os homens.

O assassinato de jovens negros foi 73% maior do que os ocorridos em brancos.

Foz de Iguaçu, segundo a pesquisa, foi o município mais violento. Para cada 100 mil habitantes, 223,3 foram assassinados no período de 2002 a 2004.

Recife ficou em 3º lugar no ranking dos homicídios. Para um grupo de 100 mil pessoas, 207,9 foram mortas.

Itaguaí, 4º colocado, obteve a marca de 187,1 mortos para cada 100 mil habitantes. Macaé, 5º, 187 assassinatos.

Fonte: O Globo

Escola de Música de Brasília oferece 1563 vagas para cursos

Qualquer interessado pode participar. Os cursos em 34 oficinas são básicos, duram três meses e custam R$ 150 cada. Para se inscrever, é preciso comparecer a Escola de Música em horário comercial, com o formulário disponível na APAM/BEM preenchido e munido do documento de identidade. O prazo de inscrição vai de 5 a 16 de março. As vagas são limitadas e serão preenchidas em ordem de chegada. As aulas iniciam no dia 24 de março.

Confira as modalidades:

- Oficina de gravação digital
- Oficina de organização e divulgação de eventos
- Oficina de promoção de eventos com ênfase em marketing cultural
- Oficina de canto coral e técnica vocal
- Oficina de canto lírico
- Oficina de canto popular
- Oficina de solfejo coral
- Oficina de coral infanto-juvenil
- Oficina de harmonização e arranjos para vozes
- Oficina de bateria
- Oficina de percussão brasileira
- Oficina básica de saxofone
- Oficina de embasamento musical
- Oficina de musicalização infantil
- Oficina lúdica de musicalização infantil
- Oficina para professores de musicalização infantil
- Oficina de contrabaixo elétrico
- Oficina de baixo elétrico para jovens
- Oficina de técnicas básicas para acordeon
- Oficina de acordeon popular
- Oficina de leitura musical aplicada
- Oficina básica de flauta doce
- Oficina de flauta doce aplicada à musica de câmara
- Oficina de flauta transversal
- Oficina de violão popular brasileiro
- Oficina de violão popular
- Oficina de guitarra elétrica
- Oficina de clarineta
- Oficina de teclado
- Oficina de teclado popular
- Oficina de piano popular
- Oficina básica de piano para adultos
- Oficina técnica de interpretação pianística
- Oficina de iniciação à iluminação cênica

Para mais detalhes, ligar 3321-1593 e 3901- 7687. A Escola de Música de Brasília fica na Av. L2 Sul, Quadra 602.

Estudo revela que o cerrado perdeu quase 40% de área nativa

Segundo levantamento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o cerrado (segundo maior bioma brasileiro) perdeu 38,8% de toda a área nativa.

São Paulo foi o estado que mais devastou. Piauí teve o menor índice de desmatamento. Segundo o coordenador do projeto Edson Eyji Sano, cerca de 85% do cerrado paulista ou foi devastado ou sofreu modificações do homem. “Originalmente, cerca de 33% do Estado de São Paulo era coberto pelo Cerrado. Hoje, apenas 15% da vegetação nativa permanece intacta” confirmou Sano.

No Piauí, de toda a área verde correspondente ao cerrado (37%), apenas 8% deste total foi consumido pela devastação humana. “Esse alto índice de áreas preservadas pode ser explicado principalmente pela dificuldade de acesso ao bioma naquele Estado”, disse Sano.

De acordo com o autor do estudo, a construção civil, a produção de milho, soja, algodão e a construção de rodovias são os grandes vilões do desmatamento no cerrado.

O estudo Mapeamento de remanescentes de cobertura vegetal natural do Cerrado, abrangeu uma área de 204 milhões de hectares e foi feito a partir de 114 fotos de satélites. O levantamento ainda está sendo finalizado e terminará em março, quando o Ministério do Meio Ambiente vai divulgar as conclusões finais do projeto.


Novidade

Antes, as resoluções das fotos de satélites registradas nesses tipos de estudo alcançavam apenas dimensões com mais de um quilômetro. Agora, a resolução das imagens chega um nível de detalhamento de 30 por 30 metros. Ou seja, qualquer coisa com essas dimensões vista do satélite será registrada.

Origem do homem americano é contestada

Agência FAPESP - O povoamento do continente americano continua um mistério que desafia a ciência, mas algumas certezas começam a se fazer presente. Uma delas é que a cultura Clóvis, que por décadas foi considerada a primeira nas Américas – e que teria dado origem a todas as outras –, não era mesmo o que parecia.

Para ler mais, clik AQUI

Filme documenta a descoberta do túmulo de Jesus e sua família

Num documentário produzido por James Cameron e Simcha Jacobovici os cineastas contam ter encontrado a caverna onde Jesus foi sepultado. A informação foi divulgada no site Ynetnews, que é do jornal israelense Yedioth Ahronoth.

Segundo o documentário, o filme começa com a descoberta de dez caixões em 1990, numa caverna no bairro Talpiyot, que fica na cidade de Jerusalém. De acordo com a história, encontram-se entre os sepultados: Jesus, sua mãe Maria e uma das mulheres mais polêmicas da história cristã, Maria Madalena.

Na verdade, a caverna foi descoberta há quase 30 anos, mas até então, não existia nenhuma relação entre o achado e o sepultamento de Jesus se sua família.

As peças serão exibidas hoje (26), em Nova York.

O documentário será exibido em breve pela rede de tv Discovery Channel.
Fonte: Guia de Rondônia

Cuba: o país da educação

Mesmo com alguns problemas econômicos, Cuba consegue administrar o ensino público com excelência. Dos 11 milhões de pessoas que vivem na ilha cubana, 97% são alfabetizadas. Para conseguir um emprego técnico, as crianças têm que, no mínimo, estudar nove anos. Elas permanecem na escola por mais de 10horas diárias. Os alunos recebem aulas teóricas e praticam atividades práticas e culturais.

Depois desta primeira fase, os estudantes podem seguir pelo ensino técnico como o pré-universitário, que duram três anos, cada. O ensino superior tem a jornada de cinco anos. De acordo com dados oficiais, o país tem mais de 600 mil universitários. O impressionante é que 30 mil pessoas estão envolvidas com pesquisas científicas. Para um grupo de cem mil habitantes existe quase dois cientistas.

Quando o assunto educação é invocado os cubanos costumam mencionar a frase de um dos ícones da revolução cubana, José Martí. “Ser culto é o único modo de ser livre”.


Educação pra valer

O ensino é gratuito, mas caso os estudantes não se empenharem nos estudos, os pais podem ser responsabilizados. A pena aos responsáveis pode ser de uma simples repreensão bem como multa. Em casos extremos podem até ser presos.

Flamengo vence Vasco e está na final

Num jogo muito disputado, o Flamengo bateu o Vasco nos pênaltis por 3 a 1 e vai disputar a taça Guanabara, contra o Madureira.

O jogo terminou no tempo normal em 1 a 1. O Flamengo marcou primeiro. Obina recebeu um lançamento com menos de dois minutos de partida e abriu o placar.

Após marcar o gol, o artilheiro rubro negro torceu o joelho com o chute implacável no canto esquerdo do goleiro e foi substituído. O Vasco empatou no 2º tempo com Marcelim.

Pênaltis

Renato do Flamengo foi o primeiro a bater e chutou no travessão. O Vasco bateu a primeira cobrança e marcou, mas as duas cobranças posteriores o goleiro rubro negro defendeu. O time da Gávea confirmou os três pênaltis e faturou a partida. Romário e Juninho Paulista nem chegaram a bater a 5º cobrança.

Momento musical


O grupo paulista de rap Racionais MC’s tocando a música Domingo no Parque na tv MTV, em 1994. O hit faz parte do álbum Raio - X Brasil, lançado em 1993. Apresentam-se Mano Brown, Edy Rock, Ice Blue e Kl Jay.

A banda surgiu no final dos anos 80, na periferia de São Paulo. O disco Sobrevivendo no Inferno alcançou o maior êxito de vendagens do grupo, arrematando mais de 1 milhão de cópias.

Conto da semana

Tragicomédia dos dias

Como nunca trazia a vida, apenas a deixava trazer por si só, na irremediável comédia trágica dos dias...

Resumo assim essa que é minha e de mais ninguém como: “minha vida”. A superfície dela me pertence, verdadeiramente me pertence e sou eu! Sou eu que nunca falo bom dia ao acordar. Sou eu que me banho para ir trabalhar e corro como louco para não me atrasar. Sou eu que não desisto. Sou eu que falo pra me acalmar quando estou ansioso e sou eu que desejo gritaaar quando estou nervoso. Sou eu que de tanto rir, choro; e riu para não chorar. Sou eu que quase sempre não tenho os direitos respeitados e ainda pior, chego a ser humilhado.

Sou tudo isso e muito mais! E muito, muito mais do que tudo isso não sei quem sou. Sou superficial sim, igual a todo mundo. Sou superficial por não entender o imprevisível. Sou superficial por necessidade de simplificação. Mas tudo que é superficial é breve e simples, sem complicações. Contudo, o que tento explicar-lhe é de estrema complexidade, mas não incompreensível; e é bem certo que o leitor sagaz entende o que digo, bem certo.

Muito longe de ser eu rompo a realidade, quebro a pluralidade e ultrapasso os limites de um olhar distante.

Agosto de 2002

Tentativa de afirmar modelo capitalista no Iraque deixa o país mais pobre

É o que indica o estudo que está sendo realizado pelo governo iraquiano em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). As medidas adotadas pela liderança do Iraque em transformar a economia no modelo de livre comércio têm fracassado, deixando o país cada vez mais a míngua.

Segundo o estudo, cerca de 33% dos iraquianos estão abaixo da linha de pobreza. Outro dado revela que a maioria da população vive sem acesso a saneamento básico, educação e saúde. Os índices pioram nas áreas rurais, onde a pobreza assola quase 100% dos habitantes.

Embora Bagdá tenha sofrido diversos atentados deixando centenas de mortos todas as semanas, o estudo mostra que a capital é o melhor lugar para se viver no Iraque.

Para os coordenadores do estudo, essa situação transcende a crise econômica e passa pelo problema da guerra em que vive o país.

Fonte: PNUD

Cinema Digital - Curtas em Ação

Nada de drama e música clássica, a bicharada quer Mallanga Amarilla.

A hora do riso

O vídeo "É gol do Barcelona!", que arranca riso até mesmo do torcedor pó de arroz, é na verdade uma tremenda gozação com o fluminense. Na saga do locutor, o tricolor é bombardeado com uma chuva de gols na medida que, cada gol, acontece de forma mais "surpreendente". Quer saber de quanto termina o jogo? Em todo caso, o resultado não é surreal.

Soldado confessa ter matado e estuprado iraquiana e ficará preso até a morte

Cem anos de prisão. Foi a sentença que o juiz militar coronel Stephen R. Henley deu ao sargento Paul Cortez, 24 anos, por estuprar e matar a garota Abeer Qassim al-Janabi, de 14 anos, assim como toda a sua família.

No julgamento, Cortez relembrou a barbárie realizada em março de 2006. Disse estar jogando baralho e bebendo uísque com outros soldados estadunidenses quando sentiram vontade de praticar o crime contra a família iraquiana. Após o ato, atearam fogo na menina para não restar vestígios do estupro.

Os assassinos estavam em três e premeditaram a ação. Cortez disse que os soldados James Barker e Steven Green planejaram atacar casa escolhida porque lá havia somente um homem.

O líder do grupo, Green, levou o pai, a mãe e a irmã menor para o quarto enquanto os outros comparsas abusavam da Abeer em outro cômodo. Depois de retirar a vida dos familiares da garota, Green também estuprou a jovem antes de ajudar a matá-la, confirmou Cortez durante o julgamento.

Fonte: Reuters

Cientistas apresentam estudo em que é possível traçar personalidade pela íris

Pesquisadores suecos aplicaram um estudo em 428 pessoas, analisando cada paciente por fotos ampliadas da retina.

Segundo os cientistas, o estudo revela que pessoas de olhos com tecidos mais espessos, porém, compactados, (1º foto) tendem a ser mais emotivas, confiantes e positivas.

Já os indivíduos com sulcos ao redor da pupila (2º foto) tendem a ser mais impulsivos, dizem os pesquisadores.

Um dos autores do estudo, o cientista Mats Larsson, afirma que o olho tem relação com o gene PAX6, que designa a formação da íris. Um estudo anterior apresentou que a mutação do gente pode impulsionar certos comportamentos impulsivos.

Para Larsson, novas pesquisas devem revelar dados mais precisos sobre a relação entre o olho e a alma dos indivíduos. “Precisamos de outras pesquisas para comprovar as associações feitas neste estudo. As investigações podem, no futuro, dar outro sentido à velha expressão 'os olhos são o espelho da alma”.
Fonte: BBC Brasil

Momento musical

Um Hendrix “elétrico” e irreverente, tocando Foxy Lady com o baixista Billy Cox e o baterista Mitch Mitchell. O show ocorre em cima do vulcão Haleakala, em Maui, cidade do Hawaii, em julho de 1970. Vale a pena rever!

Foxy Lady (tradução)
Gatinha, gatinha!
Você sabe que é uma cativante destruidora
de corações fracos
Gatinha,
E você sabe que é uma doce amante
Gatinha!
Eu estou querendo te levar para casa,
Não te causarei nenhum mal
você tinha que ser toda minha, toda minha
oh garota sexy!
Gatinha, gatinha
Agora que te vi chegar chamando a atenção
Oh gatinha!
Voce me deu vontade de levantar e gritar
Gatinha, oh baby me escute
pus uma coisa na minha cabeça
Estou cansado de perder meu precioso tempo
Voce tinha que ser toda minha, toda minha
Oh, garota sexy!
Oh, garota sexy!
Você é tão bonita, gatinha!
Oh! Gatinha.
Nos dê algum tempo, gatinha.
Fonte: Vagalume

Conto da semana

Eu e o prato azul

Andava pelas ruas de Ceilândia, quando me deparei com uma fila enorme. Por curiosidade entrei no final. Brasileiro que se preze adora filas. De preferência que seja grande e tediosa. Não esperava por saber o que aquelas pessoas faziam ali, pois ela dava voltas e voltas no quarteirão. Andava a passos curtos e com o passar das horas foi que percebi que aquela fila era para doação de sopa a pessoas carentes.

A mulher que servia aos famintos não usava concha e sim uma espécie de pá, daquelas para cavar buracos. Enquanto se aproximava a minha vez, observava a maneira como os pobres eram servidos. A mulher jogava um líquido meio esverdeado no prato dos indigentes como se estivesse jogando terra numa cova. Quando estava bem próximo, recebi um prato de plástico raso e azul e disse:

- Senhora, não precisa caprichar tá bem!

A mulher nem me olhou, simplesmente jogou o líquido verde no prato azul e solicitou o próximo. A sopa transbordava, caindo em meus pés. Andei cautelosamente até me acomodar no chão, com as outras pessoas. Olhei aquela coisa verde e tive a impressão que ela estava sorrindo pra mim. Gente, aquilo parecia lavagem pra porcos! Sinceramente senti nojo, mas para não demonstrar indiferença levei uma colher a boca. De imediato meu estômago deu um ronco. Olhei pro lado e vi algumas crianças tomando a sopa sem colher; botavam a beira do prato na boca e entornavam. Insisti com uma outra colherada, mas meu estômago não resistiu, roncou de novo e mais alto. De repente, me deu uma suadeira e um nó no intestino. Tive de sair correndo pra achar uma privada, foi terrível.

Entre os minutos que permaneci no banheiro, veio-me a cabeça o nome de um figura, o imperador romano Caio Otávio Augusto, que governou Roma com a política do pão e circo, no entanto era admirado por toda a plebe.

Como num estalo, essa idéia bateu no meu trapézio enquanto permanecia ali, na forma vital, fazendo as necessidades básicas à força.

Essa talvez seria uma condição de que os políticos brasileiros se baseiam na história para governar e que nossos cidadãos são contempladores dessa política; e também de filas.

Novembro de 2001

Frase do dia

“Uma grande civilização não é conquistada de fora enquanto não se destruir por dentro”,

W. Aurant

Senna bate Schumacher com 63% dos votos em pesquisa italiana

O objetivo da pesquisa foi descobrir quem é o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. A pesquisa realizada este mês, pelo jornal italiano Corriere della Serra, apresentou o tri-campeão de Fórmula 1, Airton Senna, com 63% dos votos. O tetra-campeão Michael Schumacher ficou em segundo lugar, com 33,4%.

Participaram da pesquisa 3.335.116 milhões de internautas. Até às 6horas do dia 14/2, Schumacher ainda ganhava com uma diferença 0,9%, num total de 2.247.938 milhões de votos naquele dia.

Juan Manuel Fangio fiou em 3º lugar, com 2,6% dos votos e Alain Prost em 4º, com 1%.

Câmara Distrital gasta mais de R$ 400 mil em limpeza, diz deputado

O deputado distrital Paulo Tadeu (PT-DF) denunciou em plenário da Câmara Distrital na semana que antecedeu o Carnaval, que a Câmara gastou em janeiro passado mais de R$ 430 mil em materiais de limpeza. Segundo o deputado, a média de gasto mensal com esses produtos é de R$ 35 mil. O novo gasto representa um aumento de aproximadamente 340%.

Tadeu comentou o gasto exorbitante com uma pitada de ironia. “A sociedade de Brasília clama pela limpeza desta casa, mas não dessa forma. Precisamos averiguar o que ocorreu”, solicitou.

Foto: Daiane Souza/Agência UnB

Cinema Digital - Curtas em Ação

Jornal de Serviço - Leitura em Diagonal das Páginas Amarelas
Narrativa em off, acompanhada de samba eletrônico e imagens fotográficas do cotidiano dão movimento frenético a uma leitura vertiginosa da realidade urbana pós-moderna.

DF Visual

Alvorecer no Distrito Federal, visto de Águas Claras, em 20/11/06, às 6h45 (hora de verão).

Em primeiro plano, Avenida Castanheiras. A esqueda, no canto superior, a Torre de TV. O prédio em destaque é o Banco Central. Ao centro da foto e praticamente imperceptível está a 3º Ponte do Lago Paranoá.

Para melhor visualizar a imagem, salve-a no computador.
Obs: caso a foto demore abrir, espere um pouco...

Olho digital traz luz aos deficientes visuais

Ainda em fase experimental, 75 pessoas participam de um teste que consiste no implante de visão digital. Todos os pacientes têm algum tipo de deficiência no olho.

O teste funciona da seguinte forma:

Um óculos contendo uma câmara digital na lente estimula o olho do portador com 60 eletrodos conectados a retina. Os registros são convertidos em códigos e essa informação visual percebida é transmitida a um computador preso a cintura do paciente. O aparelho transmite o impulso elétrico ao cérebro, que por sua vez decodifica as informações recebidas, constituindo um ciclo.

Segundo os usuários, a definição da imagem não é perfeita. Mas afirmam ter percebido razoavelmente bem a luz, formas e movimentos.

O aparelho utilizado no teste chama-se Argus 2 e tem o tamanho de um computador de mão.

Já a prótese colocada no olho tem cerca de um milímetro, o que possibilita o implante.

Espera-se que essa tecnologia possa estar no mercado em 2009. O aparelho deve custar US$ 30 mil (62,8 mil reais).

Frase do dia

Somos todos levados pela televisão a acreditar que um dia seremos milionários ou deuses do cinema ou astros de rock, mas não seremos. E estamos aos poucos percebendo isso. E estamos muito, muito zangados.

Tyler Durden – personagem de Chuck Palahniuk na obra Clube da Luta

Cientistas descobrem que cérebro produz células tronco

Pesquisadores neozelandeses e suecos descobriram que o cérebro produz e armazena células-tronco. A descoberta foi feita nas universidades de Auckland e Sahigrenska, e publicada na revista Science. Os cientistas constataram que as células ficam armazenadas nas várias cavidades cerebrais, para em seguida se transformarem em células de percepção do olfato.

Os especialistas descobriram também que os tubos que conduzem as células tronco no percurso ao olfato se transformam em neurônios durante o caminho. O desafio dos cientistas agora é descobrir como estas células chegam à parte certa do cérebro.

As células tronco têm a capacidade de se transformar em qualquer outra célula do corpo humana. Por exemplo, as hemácias são células sanguíneas e o colágeno, é um tipo de célula óssea. Dessa forma, as células-tronco podem se transforma em osso e sangue, assim como podem virar pele, órgãos, pêlos, unhas e qualquer outra célula do corpo humano.

Fonte: BBC Brasil

Momento musical

O grupo Secos e Molhados em uma de suas apresentações performáticas na tv Tupi (programa Hebe), em 1974, cantando a música Amor de João Ricardo e João Apolinário. O grupo era formado por Ney Matogrosso, João Ricardo e Gerson Conrad.

Ladrão com “dom” para furtar diz que já levou seis carros em um único dia

“O furto é cara de pau. A pessoa não pode vacilar. Levo dez segundos para entrar no carro e ninguém percebe. Tenho dom”. A declaração é de um ladrão carioca especialista em roubo de carros. Seu nome não foi revelado, mas suas peripécias como especialista no assunto são contadas com propriedade e pitadas de ironia.

O ladrão profissional ridiculariza alarmes e travas. Para ele nada disso funciona. Revela que para descobrir o funcionamento dos meios de proteções ele alugava carros em concessionários para estudá-los. “No Rio só existe uns dez profissionais no furto. São pessoas comuns, que vivem disso. Hoje sou mais uma lenda, mas já furtei seis carros por dia”.

O especialista em roubo de carros disse que prefere roubar pela manhã, que é quando as pessoas estão mais descuidadas. “Nunca desmontei carro. Odeio sujar a mão. Sempre trabalhei sozinho, por encomenda”, disse.

De acordo com o assaltante, algumas encomendas eram feitas pelas próprias concessionárias que vendiam os veículos. Mas ele não confessa em detalhes com medo de represálias. “Eu tinha encomenda para o resto da vida. Mas se disser quem é me complico. É melhor ser um preso vivo, que um morto em liberdade”.

O exímio ladrão ainda ensina as pessoas que tiveram seus carros roubados a procurar pela vizinhança e pelas ruas menos movimentadas. Segundo ele, o envio de carro para o Paraguai é mito. “O mais comum é o carro ir para o interior, onde não há fiscalização. Boa parte dos carros é cortada por ferros velhos. Aqui no Rio são todos na Dutra. Mas hoje em dia 50% das comunicações são falsas. Quase tudo é golpe na seguradora”, diz o assaltante.

Segundo o ladrão, essas onda de roubos com arma de fogo é uma migração de bandidos do tráfico de drogas.

Quando perguntado se já teve o carro furtado respondeu: “Já tive carro roubado. Nem procurei. Roubei outro e fiz um duble na hora”, ironizou.



MEDIDAS PREVENTIVAS

O delegado titular da Delegacia Anti-Sequestros Maurício Guimarães Soares dá algumas dicas de prevenção que podem ser usadas no dia a dia.

* Não anotar telefone residencial no verso de cheques, especialmente em postos de gasolina. No caso de assalto ao posto, as informaões pessoais podem ser usadas para ameaças, especialmente contra mulheres . Anote sempre o telefone comercial.
* Não exibir currículo no carro, como: adesivo de faculdade, do condomínio onde reside (adesivos como: Eu amo Ubatuba), da academia de ginastica, etc. Um extorsionário deduz desses sinais a vida de pessoa e os usa para fazer ameaças.
* Evitar compras por telefone ou Internet fornecendo o número do cartão de crédito, peça boleto bancário.
* O ladrão prefere pessoas desatentas, aproveita-se do elemento surpresa.
* O objetivo do ladrão é patrimonial e não pessoal, escolhe as vitimas pelo fator comportamental.
* Jamais reagir, só em filmes dá certo. O elemento surpresa é favorável ao bandido, que nunca está sozinho e não tem nada a perder.
* Manter distância segura do carro da frente, para poder sair numa só manobra, sem bater. Distância segura é poder enxergar pelo menos parte do pneu do carro da frente.
* O risco de morrer em roubo de farol é absurdamente maior do que num seqüestro. Nessa situaão mantenha as mãos no volante e tente comunicar-se, indicando claramente o que vai fazer:
Se for tirar o cinto - Vou tirar o cinto com esta mão, posso?
Se pedir a carteira - A carteira está no bolso de trás (ou dentro da bolsa), posso pegar?
* A noite, calcule tempo e velocidade para evitar parar num farol vermelho. Não há registro de assalto com carro em movimento.

Partido de Bornhausen, Arruda e ACM quer ser democrático


O partido PFL (Partido da Frente Liberal), legenda que acolheu vários remanescentes do Arena (partido em destaque na ditadura militar), mudará de sigla em Abril e vai se chamar Partido Democrático (PD). Nesse período, os partidários da legenda também irão se reunir para escolher novo presidente.

Carlos Queiroz diz que a opinião pública “quer sangue”

Em artigo publicado no site Carta Maior e Sindicato dos Jornalistas do DF, o vice-presidente da representação sindical em Brasília criticou a cobertura da imprensa brasileira sobre o caso do menino de 9 anos, João Hélio, que foi morto recentemente no Rio de Janeiro. Queiroz também questionou a atitude de repórteres cinematográficos e policiais agredindo fisicamente os acusados da morte do garotinho. Um profissional chegou a afirmar: “Eu não acho que tem que bater não, tem que matar. Eu tenho uma filha de 6 anos”.

Queiroz alegou que a comoção nacional com o caso João é causuística e trata-se de uma jogada da imprensa, específicamente o Jornal Nacional, numa tentativa de induzir a opinião pública no sentido de embarcar na redução penal de 18 para 16 anos. “’Comoção nacional’ é o que o Jornal Nacional, nos suspiros de William Bonner e nas lágrimas de Fátima Bernardes, define como ‘comoção nacional’. O Caso João Hélio só se tornou uma “comoção nacional” por causa de sua exploração mórbida pelo Jornal Nacional”, escreveu Queiroz.

Em contra posição, Queiroz questiona o por quê de uma outra imagem que denuncia a ação de policiais agredindo cidadãos perto da Estação da Luz e não virou comoção nacional, já que o Jornal também apresentou imagens das agreções. Para Queiroz, a sociedade aceita passivamente a “tortura” aplicada pela polícia. “Cevada pelo Jornal Nacional, a opinião pública quer sangue, quer fogo e enxofre. Quer combater a barbárie com mais barbárie”, consternou Queiroz.

Frase do dia

“Uma empresa é como uma árvore cheia de macacos. Os de cima olham para baixo e vêem rostos sorridentes. Os de baixo olham para cima e só enxergam bundões”,

Alfred E. Neuman

Jornal italiano quer descobrir quem é o maior piloto de F1

O Jornal italiano Corriere della Serra lançou uma enquete em que pergunta quem é o maior piloto de F1 de todos os tempos. A disputa entre os pilotos Airton Senna e Michael Schumacher está acirrada.

Para ver e participar da pesquisa, clik AQUI

Resultado do dia 14/02, às 18h

Quase 150 políticos em todo o país podem perder mandato

Estima-se que cerca de 144 processos contra políticos eleitos em 2006 devem chegar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas até o dia 08 passado, deram entrada no órgão eleitoral apenas 52 recursos contra a diplomação de políticos acusados de envolvimento em irregularidades. Apenas os estados de Rondônia, Tocantins e Piauí ainda não enviaram a documentação.

Dos 144 pedidos, 66 são contra a expedição de diploma e 78 são ações de Impugnação de Mandato Eletivo.

Nos casos dos políticos diplomados, somente o TSE pode cassar-lhes o diploma. Os outros 78 processos tratam-se de recursos que já foram julgados pelos Tribunais Regionais e vão ao órgão superior, em Brasília, para decisão final.

O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de processos, 27 são recursos contra diplomação e 31 são ações de impugnação de mandato.

Fonte: TSE

Ministra do Meio Ambiente será homenageada na ONU

O maior prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) será entregue a ministra do Meio Ambiente Marina Silva. É o Champions of the Earth (Campeões da Terra) 2007. A homenagem é o reconhecimento de um trabalho de combate às operações ilegais na Amazônia e a valorização das comunidades locais.

Marina receberá o prêmio em 19 de abril, em Cingapura.

Momento musical


O grupo de rock Cream, formado por Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker, tocando a música I Feel Free. Formada em 1966, a banda é um dos primeiros "power trio" da história do rock and roll. Uma das primeiras apresentações do conjunto inglês foi no London Poytechnic, em 1 de outubro daquele ano, quando Jimi Hendrix, que estava na platéia, foi convidado pelos integrantes a participar de uma jam na música Killing Floor.

Morales visita Brasil nesta quarta

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, O presidente da Bolívia Evo Morales virá ao Brasil nesta quarta-feira (14). O ministro Celso Amorim disse, há alguns dias, que a visita de Morales será para tratar da entrada do país boliviano no Mercosul. O valor do gás negociado aos brasileiros também deve entrar em pauta.
Fonte: Pop

Roberto Jefferson declara culpa em livro e será intimado pela PF

Na sexta-feira (09), a Polícia Federal tentou formalizar intimação ao deputado cassado e atual presidente do PTB Roberto Jefferson pelas denúncias de irregularidades na estatal Brasileira de Correios e Telégrafos, mas o advogado de Jefferson alegou que ele estará em Buenos Aires nesta semana. Em setembro de 2006, o ex-deputado confessou no livro Nervos de Aço a culpa.

Na página 208 do livro, Jefferson declara: “Voltando ao caso dos Correios, é evidente que as nomeações feitas pelo PTB se prendiam, sim, a uma estratégia de captação de recursos eleitorais. Nunca neguei isso”, confirmou o ex-deputado.

De acordo com um investigador da Polícia Federal que investiga o caso e não quis se identificar está provado que Jefferson liderou um esquema de desvio de recursos públicos dos Correios para o PTB. Foram 19 meses de investigação.

As acusações que pesam sobre ele são comprometedoras. Segundo o policial, a intimação de Jefferson se justifica pelas declarações do ex-deputado à CPI dos Correios, pelos depoimentos do ex-chefe do Departamento de Compras da estatal, Maurício Marinho e também por suas declarações no livro.

A PF colocará no relatório final do inquérito iniciado pela CPI dos Correios e que será enviado à Justiça Federal nas próximas semanas, o seguinte trecho do livro em que Jefferson revela os critérios adotados nas fraudes das licitações na estatal.

“O leitor pode se perguntar: mas os fornecedores das estatais não são escolhidos por licitação? São. Mas toda licitação tem critérios objetivos e subjetivos. E aqui afirmo abertamente: se nos critérios técnicos duas empresas empatam, se as duas atendem ao interesse da estatal, acho perfeitamente natural que a escolhida seja aquela mais afinada com o partido representado naquela diretoria. Isso é muito mais justo e democrático do que favorecer sempre as mesmas empresas, vinculadas aos mesmos interesses”, documentou Jefferson na página 206 do livro Nervos de Aço.

Fonte: Guiaro

Frase do dia

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”,

Camões

Conto da semana


A FESTA

Uma história de violência, sexo, drogas e rock and roll

Ontem fui numa festa muito doida. Arnaldo, o boca, era dono da casa e comandava a festança. Mulheres das mais belas, venenos à deriva, cervejas, pingas, vinhos a escolha e tudo mais. Os caras que fazem os ganhos patrocinaram as biritas, enquanto o Arnaldo arrumou as gatas, que trouxeram os aperitivos.

Chico com a Nação tocando na vitrola mandou braza até o fim do CD. Tinha muita gente na empolgação. Percebia-se pelos cigarros cortando a própria fumaça no ar e cada qual numa dança individual. No ápice da festa, algumas meninas tiraram a parte de cima da roupa e ficaram dançando com os seios a mostra. Enquanto os caras gritavam, o volume do som foi aumentado. A parte da casa onde a concentração de pessoas era maior parecia uma sauna devido aos excessos de tragadas. A pouca incidência de luz também caracterizava o ambiente vaporizado.
 
A festa foi esquentado, esquentando... até que quase todas as meninas ficaram nuas. Aí meu chapa, foi sexo pra todo lado. Transa aqui, fóda ali, uma doidera só. Nunca tinha visto tanta sacanagem junta. Um dos caras forçou a barra com uma das garotas até conseguir fazer o sexo proibido com ela. A menina com cara de ninfa parecia nunca ter dado o cu. Ela estava tão lombrada que só sentia tesão.

Às 3h30 da madruga, já tinha muita gente chapada. Algumas deitadas sobre o tapete, uns debruçados nas mesas e outros vitoriosos ainda se sacudindo ao som de música eletrônica. Uma gostosa de pele bronzeada e olhar fulgurante dançava com um vestido tão justo que dava pra perceber o quanto o seu corpo era insinuante. Seus braços jogados ao céu, em movimentos circulares, aderiam ao quadril que rebolava numa lentidão fascinante. Muito erótica. Aquela menina só podia estar delirando. Criei coragem, levantei e comecei a dançar. Aproximei-me até ficar frente a frente com ela, que lançou um olhar em minha direção, repousando sobre mim seus lindos olhos negros. Sorriu um riso sem-vergonha como querendo dizer, coma-me, foda-me toda. O seu olhar era pura sacanagem. A boca entre-aberta pedia pra ser beijada e foi o que fiz. Ficamos por alguns minutos ali na sala trocando amassos, até que nossos corpos sucumbiram ao desejo de transar.


Fomos pra um canto escuro da casa e dali entramos em um quarto qualquer. Apressados, tiramos a roupa um do outro e quando já nus, pensei: vou fazer com essa menina o que nunca fiz com nenhuma outra. Na verdade, esse pensamento fluiu de um ditado que diz “uma mulher quando é bem comida, não esquece a transa nunca mais”.

O quarto em que entramos era o quarto do Arnaldo. Lá continha muito pó, armas e munição. Quando a Rose descobriu a cocaína, começou a dar muitos técos. Minha nossa, foram vários. A menina ficou numa paranóia tão grande que deixou a porra cair em vários cantos do quarto. Ela pedia e insistia para que eu cheirasse também, dizendo que era pra relaxar. Impossível! Eu só queria obter o êxtase. Ela cheirava, fodia, cheirava, fodia... até não agüentar mais. Tive tanto prazer que nas ejaculações finais não conseguia mais nem expelir o líquido protéico. A Rose não agüentava nem ficar de pé, resmungava algumas coisas sem sentido e ria, ria... Vesti a mim e ela. Quis levá-la comigo mas ela não parava em pé. Então vazei do quarto. Ainda tinha uma galera dançando música eletrônica. Peguei uma cerva e me juntei às risadas espontâneas. De repente, todos ouviram gritos:

- Cadela, vagabunda ordinária. O que foi que você fez, sua puta escrota. Era o Arnaldo que entrara no quarto e encontrara Rose deitada com parte do corpo sobre a cama e a outra sobre o chão. O pó espalhado por todo o quarto alucinou o cara. Após os berros, cessaram-se os falatórios e as risadas. Também abaixaram o volume do som. No meio de um silêncio quase emaranhado e algumas vozes sussurradas, três estalos secos de pólvora partiram do quarto.

Pou. Pou. Pou. Algumas pessoas na sala expressaram em suas faces uma espécie de pânico e dúvida, outras riam como se os tiros fossem uma comemoração a parte. Em seguida, Arnaldo aparece com a pistola ainda fumaçada em punho e grita novamente:

- Por que pararam a festa? Rola o som, porra! E agora vamos brindar nessa merda!


Julho de 2002

Mulher com maior seio do Brasil pretende dobrar tamanho

A modelo capixaba Sheyla de Almeida, 27, que já passou por mais de 14 cirurgias plásticas e conseguiu ter os maiores seios do Brasil, pretende dobrar a prótese atual por outra, com o dobro do tamanho. Em cada mama, ela tem mais de um litro de silicone. São precisamente 1,2 mil ml.

Sheila recebeu proposta de uma empresa para estrear como atriz de filme pornô. A modelo disse que faria pelo cachê de R$ 1 milhão. “Se pagarem o que pedi eu faço”, respondeu.

Fonte: Terra
Fotografia: Eliana Gorritti

América ganha do Fluminense e garante vaga na semifinal da Taça Guanabara

Por 2 a 0, o América do Rio venceu o Fluminense ontem (10), no Maracanã, e garantiu presença em uma das quatro vagas na semi final da Taça Guanabara. Com a derrota, o time tricolor ficou com chances remotas de avançar a próxima fase.

Os gols foram marcados por Bruno Lazaroni, aos 46 do primeiro tempo e por Marco Brito, aos 27 do 2º tempo.

PONTUAÇÃO
Fonte: Terra
Fotografia: Fotocom.net/Divulgação

Combate ao trabalho escravo ficará prejudicado com aprovação de lei


Na próxima segunda-feira (12) a Câmara dos Deputados deve votar o projeto de lei 6.672/05 que cria a “Super receita”. Se aprovada, a norma tem uma cláusula que limita o combate ao trabalho escravo, cabendo, desde então, somente a Justiça do Trabalho fiscalizar. Hoje, esse combate também pode ser feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio de auditores fiscais, que têm poderes de reconhecer o vínculo empregatício nesses casos e fazer autuações e aplicar multas.

Com a nova lei, se trabalhadores forem encontrados em condições precárias e sem nenhuma garantia de direitos, o fazendeiro, por exemplo, pode alegar que eles não têm vínculos trabalhistas com ele ou com a propriedade. E somente a Justiça do Trabalho poderá atuar nesses casos, e mesmo assim, quando um trabalhador acionar a justiça.

“Se o combate ao trabalho escravo tem tido esse sucesso, é porque o fiscal pode aplicar na hora as multas do empregador”, afirma Rosa Campos Jorge, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.

A emenda que prejudicará o combate ao trabalho escravo foi proposta pelo ex-senador Ney Suassuna (PMDB-PB), quando o projeto de lei da "Super Receita" tramitou no Senado. Na época, o gabinete do senador alegou que a cláusula foi criada para atender pedidos de empresas de comunicação, que desejam se isentar do pagamento de encargos trabalhistas. Essas empresas costumam utilizar serviços de jornalistas na forma de pessoas jurídicas. Os chamados freelancers.

Fonte: Amazônia.org

Momento Musical


Gilberto Gil e os Mutantes, no 3º Festival da Música Popular Brasileira na TV Record, em 1967, cantando a música Domingo no Parque. Num total de 36 músicas, a canção ficou com a segunda colocação, perdendo apenas para a música de Edu Lobo e Capinan, Ponteio.

Governo norueguês construirá cofre do fim do mundo

Prevendo o fim da vida vegetal no planeta, noruegueses planejam iniciar a construção, no mês que vem, de uma caixa forte para proteger sementes de árvores frutíferas de todas as variedades de espécies conhecidas. O “cofre do fim do mundo”, como é chamado o projeto, custará US$ 5 milhões e terá capacidade para o armazenamento de 3 milhões de sementes.

O projeto foi concluído pela organização Global Crop Diversity Trust, que visa proteger a vida verde das mudanças climáticas, da queda de asteróides e de bombas nucleares arrasadoras. O cofre será construído na montanha de Spitsbergen, a uma profundidade de 120.

Na opinião do secretário-executivo da Trust, Cary Fowler, a organização está olhando para bem longe no futuro. “Nós fizemos uma simulação de mudanças climáticas drásticas dentro de 200 anos, que incluía o derretimento das calotas de gelo dos pólos Norte e Sul, e da Groenlândia, para nos certificarmos de que o local ficará acima do nível do mar nessas circunstâncias”, prevê Fowler.


Fonte: BBC Brasil

ANAC dispõe 584 vagas para concurso

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) fará concurso público para preencher 584 vagas de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 1,5 mil a 4,8 mil. As inscrições poderão ser feitas entre 26/02 e 09/03, nas agências credenciadas do Correio, ou pelo site www.nce.ufrj.br/concursos.

O valor da inscrição varia de acordo com o cargo pretendido, sendo de R$ 35 para cargos administrativos e R$ 95 para funções especializadas.

As vagas disponíveis serão para as áreas de jornalismo, publicidade, relações públicas, economia, letras português-inglês, contabilidade, pedagogia, geografia, estatística e outras.

As vagas serão distribuídas no DF, além dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Confira o edital clicando AQUI

Frase do dia

“Graças a esse tipo de história a ideologia burguesa pode manter sua hegemonia mesmo sobre os vencidos, pois estes interiorizam a suposição de que não são sujeitos da história, mas apenas seus pacientes”,

Marilena Chauí

Internet é comunicação que por sua vez é interação

A Internet, uma gigantesca rede de dados e informações, foi criada nos Estados Unidos durante a Guerra Fria em meados de 69. Neste período, ela chamava-se Arpanet e a intenção era que mesmo depois de o E.U.A sofrer ataques intensos, ainda pudesse continuar a transmitir dados na rede, estabelecendo comunicação.

No Brasil, a Internet chegou por volta de 88, primeiro em São Paulo e Rio de Janeiro. Em 89 o ministério da Ciência e Tecnologia oficializou a rede.

De lá para cá, desde o início, já são 38 anos de existência e as evoluções foram revolucionárias. Tanto no campo do conhecimento como no campo das ciências, a Internet trouxe grandes benefícios.

Na medicina, para se compreender melhor esse processo, pode-se realizar cirurgias em outro continente sem precisar atravessar o oceano. Um médico aqui no Brasil, por exemplo, pode retirar um tumor de um paciente na França usando máquinas ligadas a Internet. Também em outro caso fantástico, podemos observar o globo terrestre em tempo real pela Internet. Para isso é necessário apenas acessar o endereço eletrônico da Nasa ou outros sites que também disponibilizam esse recurso. Sem falar os inúmeros tipos de conhecimentos que podem ser adquiridos em milhares de endereços na rede.

Por outro lado, naquilo que pode representar um aspecto negativo, a informação, por uma característica do meio, tem ficado cada vez mais objetiva e carente de conteúdo, atraindo leitores apressados e preguiçosos.

Numa característica de linguagem, nas salas de bate papo, por exemplo, a comunicação flui, às vezes, em códigos que somente os usuários podem decifrar.

O interessante é que o internalta é atuante e não totalmente passivo, como se encontra diante da TV. Ele pode interagir com outras pessoas, que também se encontram na rede. São eles próprios que constroem e reconstroem a comunicação.

Há quem alimente que essa interação aconteça de forma um tanto quanto anárquica, visto que “não há necessariamente uma hierarquização autoritária nos canais de acesso”. Pura ingenuidade, pois instituições governamentais ou empresariais atuam sistematicamente na Internet.

No entanto, os Hackes, com suas habilidades sempre inovadoras, são capazes de fazer coisas a princípio impossíveis. Coisas que nós, usuários comuns, muitas vezes nem fazemos idéia. Um Hacker habilidoso é capaz de entrar na rede de multinacionais, bancos internacionais, em instituições governamentais de paises altamente desenvolvidos, e como se fossem usuários das próprias instituições, desviam dinheiro com toda a prática de um profissional da casa; e isso sem precisar sair da frente do computador em casa.

Também a Internet possibilita outras práticas como: exploração sexual de menores, difusão da pornografia, práticas racistas etc. Mas não aprofundaremos nesse tema, pois dariam assuntos para outro texto.

A Internet evoluiu bastante, mas ainda tem muito que se aperfeiçoar e expandir, para que ela chegue a grande massa. Embora o governo federal tenha iniciado um programa de popularização do computador com a venda de lap tops de US$ 100, ou seja, R$ 210, a expansão da Internet para as classes menos favorecidas ainda deve demorar alguns anos, já que temos cerca de 160 milhões de excluídos da Internet. Pouco mais de 5% da população que têm acesso à rede.

O grande desafio é democratizar esse meio, possibilitando que milhões de excluídos do ciber espaço tenham acesso às várias fontes de informação, e, sobretudo, possam ter de fato um verdadeiro canal de interação, para que possam construir e reconstruir a própria comunicação.

Momento musical: Led Zeppelin - How Many More Times



Continuação


Show da banda inglesa Led Zeppelin, por volta de 1969, tocando a impressionante How Many More Times, música do primeiro álbum do grupo. Uma platéia atenta aos detalhes assiste a apresentação de Robert Plant, John Bonham, Jimmy Page e John Paul Jones.

Um clássico que vale a pena rever.

Led Zeppelin - How Many More Times
(tradução de Vander Colombo)
Quantas Vezes Mais
(Bonham/Jones/Page)

Quantas vezes mais, você vai me tratar do jeito que quer?
Quando eu te dei todo meu amor, por favor, por favor seja verdadeira.

Eu lhe daria tudo o que eu tinha, anéis, pérolas, e tudo.
Eu tenho que tê-la por perto baby, Tenho certeza que você vai rastejar

Eu era jovem, não pude resistir
Comecei pensando que tudo tinha acabado, devido aos meus erros
Dê-me uma garota e eu a beijo e daí e daí...
Ops, oh Deus, eu fiz de novo.
Agora eu tenho dez filhos
Tenho outro a caminho o que dá onze.
Mas estou num paraíso contínuo
Eu sei em minha cabeça que tudo está certo
Pois eu tenho uma pequena colegial, e ela é só minha
Mas eu não posso passar da conta com ela, pois isso não é permitido
Mas eu quero dá-la tudo o que eu posso dar

Oh, Rosie, oh, garota.
Infiltre-se agora, infiltre-se
O pequeno Robert Anthony quer vir e brincar.

Eles me chamam de caçador, esse é meu nome.
Eles me chamam de caçador, foi assim que fiquei famoso.
Não há necessidade de se esconder, nem de correr.
Pois eu a tenho na mira da minha..........espingarda!

Quantas vezes mais, arsenal a noite toda.
Eu tenho que pegá-la, baby, baby, por favor, venha pra casa.

Fonte: www.vagalume.uol.com.br

Caiu muro comunista erguem muros capitalistas

Muro que divide EUA do México

A política dos EUA é de fato contraditória. Isso pra não dizer cínica. Quando o muro de Berlim caiu, em 1989, muro esse que dividia a Alemanha em dois países: lado ocidental capitalista e o lado oriental comunista, o governo americano e o mundo aplaudiu em uníssono a queda. No entanto, quando Israel de Ariel Sharon iniciou a construção de um muro fronteiriço entre o estado palestino e o israelense, o mundo inteiro foi contra, inclusive a nação estadunidense.

Agora, o governo americano (do norte) insiste na construção de um muro que divide o sul dos EUA com o norte do México. Bilhões de dólares são investidos nessa segregação.

Imagine se o Brasil quisesse construir um muro na fronteira amazônica para proteger a floresta, sabe o que isso resultaria?


Soldados alemães supervisionam a destruição do Muro de Berlim por cidadãos













Muro fronteiriço entre israelenses e palestinos

Frase do dia

“Amizade não se faz, se identifica”,

Vinícius de Moraes

Nova Acrópoles dá palestra sobre o Mito da Caverna

A história narrada pelo filósofo Platão tem quase 25 séculos e continua em discussão intensa nos dias de hoje. O Mito da Caverna é um clássico da filosofia grega que conta o drama de homens que vivem acorrentados dentro de uma gruta e nunca vêem a verdadeira luz do sol. Tudo que enxergam são apenas as sombras refletidas nas paredes no interior da caverna. Até que um dia um homem consegue sair e desencadeia uma série de conflitos.

A cerca da ficção de Platão, pessoas comuns e estudiosos se reúnem com o objetivo de interpretar uma das metáforas mais antigas da humanidade.

A palestra é grátis e será realizada na sede da Nova Acrópole, em Taguatinga, dia 10, às 20 horas. Mais informações, 3352-0554 ou acesse www.acropole.org.br .

Dia 24 será oferecida a palestra: NIETZSCHE: ASSIM FALOU ZARATRUSTA. Entrada franca.

Sushi se come com dois pauzinhos

Cláudio namora Bela que é amante de Beto. Depois de um ano de relacionamento duplo, Bela se cansa do triângulo amoroso e resolve colocar os dois homens de sua vida frente a frente. O encontro ocorre durante um jantar regado a saquê e sushi. O clima é tenso e Bela se vê obrigada a estipular regras para que os parceiros discutam a relação de forma lógica e racional. O que não acontece.

A história, narrada com irreverência, é na verdade um filme animado sobre um caso de amor a três. O curta tem 20 minutos.

Assista Sushi Man clicando AQUI

Frase do dia

“O mais importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar”,

Oscar Niemeyer

A ponte mais alta do mundo

Franceses e egípcios parecem ter algo em comum: são obcecados por obras monumentais. Pirâmides, torres, viadutos. Construções homéricas capazes de imprensionar qualquer retina. Na verdade, esta não é uma característica exclusiva desses duas nações, mas também de outros povos. É, sobretudo, uma das condições de existência humanidade.

Inaugurado em 14 de dezembro de 2004, o viaduto Millau tem quase 2,5 quilômetros de extensão e corta um imenso vale ao sul da França, no qual corre o rio Tarn. O autor do projeto é o arquiteto inglês Sir Norman Foster. Cerca de três mil homens trabalharam na realização da obra, que custou 394 milhões de euros.

A ponte, no seu ponto mais alto, tem 342 metros de altura. Ela é 19 metros mais alta que a Torre Eiffel. Sete torres dão sustentação ao viaduto. Entre cada pilastra, existe uma distância de 350 metros.

Projetado com tecnologia de última geração, o viaduto resiste a abalos sísmicos e condições adversas de tempo. Para compensar a contração e dilatação da ponte, cada uma das sete colunas se dividem em duas. Isso dá a base de sustentação quase uma forma em A, flexibilizado os efeitos naturais. A ponte suporta ventos de até 250 Km/h. A previsão garantida de uso sem riscos é de 120 anos.

Sete paises europeus participaram da empreitada. A finalidade da construção era reduzir em pelo menos 100 quilômetros a distância entre Paris e o mediterrâneo.

Outros posts