Roberto Jefferson declara culpa em livro e será intimado pela PF

Na sexta-feira (09), a Polícia Federal tentou formalizar intimação ao deputado cassado e atual presidente do PTB Roberto Jefferson pelas denúncias de irregularidades na estatal Brasileira de Correios e Telégrafos, mas o advogado de Jefferson alegou que ele estará em Buenos Aires nesta semana. Em setembro de 2006, o ex-deputado confessou no livro Nervos de Aço a culpa.

Na página 208 do livro, Jefferson declara: “Voltando ao caso dos Correios, é evidente que as nomeações feitas pelo PTB se prendiam, sim, a uma estratégia de captação de recursos eleitorais. Nunca neguei isso”, confirmou o ex-deputado.

De acordo com um investigador da Polícia Federal que investiga o caso e não quis se identificar está provado que Jefferson liderou um esquema de desvio de recursos públicos dos Correios para o PTB. Foram 19 meses de investigação.

As acusações que pesam sobre ele são comprometedoras. Segundo o policial, a intimação de Jefferson se justifica pelas declarações do ex-deputado à CPI dos Correios, pelos depoimentos do ex-chefe do Departamento de Compras da estatal, Maurício Marinho e também por suas declarações no livro.

A PF colocará no relatório final do inquérito iniciado pela CPI dos Correios e que será enviado à Justiça Federal nas próximas semanas, o seguinte trecho do livro em que Jefferson revela os critérios adotados nas fraudes das licitações na estatal.

“O leitor pode se perguntar: mas os fornecedores das estatais não são escolhidos por licitação? São. Mas toda licitação tem critérios objetivos e subjetivos. E aqui afirmo abertamente: se nos critérios técnicos duas empresas empatam, se as duas atendem ao interesse da estatal, acho perfeitamente natural que a escolhida seja aquela mais afinada com o partido representado naquela diretoria. Isso é muito mais justo e democrático do que favorecer sempre as mesmas empresas, vinculadas aos mesmos interesses”, documentou Jefferson na página 206 do livro Nervos de Aço.

Fonte: Guiaro

Nenhum comentário:

Outros posts