A ponte mais alta do mundo

Franceses e egípcios parecem ter algo em comum: são obcecados por obras monumentais. Pirâmides, torres, viadutos. Construções homéricas capazes de imprensionar qualquer retina. Na verdade, esta não é uma característica exclusiva desses duas nações, mas também de outros povos. É, sobretudo, uma das condições de existência humanidade.

Inaugurado em 14 de dezembro de 2004, o viaduto Millau tem quase 2,5 quilômetros de extensão e corta um imenso vale ao sul da França, no qual corre o rio Tarn. O autor do projeto é o arquiteto inglês Sir Norman Foster. Cerca de três mil homens trabalharam na realização da obra, que custou 394 milhões de euros.

A ponte, no seu ponto mais alto, tem 342 metros de altura. Ela é 19 metros mais alta que a Torre Eiffel. Sete torres dão sustentação ao viaduto. Entre cada pilastra, existe uma distância de 350 metros.

Projetado com tecnologia de última geração, o viaduto resiste a abalos sísmicos e condições adversas de tempo. Para compensar a contração e dilatação da ponte, cada uma das sete colunas se dividem em duas. Isso dá a base de sustentação quase uma forma em A, flexibilizado os efeitos naturais. A ponte suporta ventos de até 250 Km/h. A previsão garantida de uso sem riscos é de 120 anos.

Sete paises europeus participaram da empreitada. A finalidade da construção era reduzir em pelo menos 100 quilômetros a distância entre Paris e o mediterrâneo.

Nenhum comentário:

Outros posts