Cuba: o país da educação

Mesmo com alguns problemas econômicos, Cuba consegue administrar o ensino público com excelência. Dos 11 milhões de pessoas que vivem na ilha cubana, 97% são alfabetizadas. Para conseguir um emprego técnico, as crianças têm que, no mínimo, estudar nove anos. Elas permanecem na escola por mais de 10horas diárias. Os alunos recebem aulas teóricas e praticam atividades práticas e culturais.

Depois desta primeira fase, os estudantes podem seguir pelo ensino técnico como o pré-universitário, que duram três anos, cada. O ensino superior tem a jornada de cinco anos. De acordo com dados oficiais, o país tem mais de 600 mil universitários. O impressionante é que 30 mil pessoas estão envolvidas com pesquisas científicas. Para um grupo de cem mil habitantes existe quase dois cientistas.

Quando o assunto educação é invocado os cubanos costumam mencionar a frase de um dos ícones da revolução cubana, José Martí. “Ser culto é o único modo de ser livre”.


Educação pra valer

O ensino é gratuito, mas caso os estudantes não se empenharem nos estudos, os pais podem ser responsabilizados. A pena aos responsáveis pode ser de uma simples repreensão bem como multa. Em casos extremos podem até ser presos.

Nenhum comentário:

Outros posts